Dentro do Segredo // BOOKMARK

sábado, março 11, 2017


"Como todos os outros estrangeiros, tive de entregar o passaporte à entrada do país. Ser-me-ia devolvido à saída, com o telemóvel. Imaginei razões para quererem o passaporte e intenções que justificavam não me deixarem levá-lo. Não cheguei a nenhuma conclusão e acabei por não pensar muito no assunto porque não tive a mala revistada, grande surpresa, e adiantei-me. De repente, tinha pressa, queria atravessar o risco no chão.
Entrei na Coreia do Norte."
José Luís Peixoto, Dentro do Segredo - Uma viagem na Coreia do Norte

Há uns anos atrás, estava eu em casa pela manhã a fazer zapping na televisão, quando me deparo com uma entrevista a José Luís Peixoto num dos canais nacionais. Despertou o meu interesse não pelo autor, por nunca sequer tinha lido nada dele, mas pelas letrinhas que apareciam em rodapé: José Luís Peixoto conta a sua viagem à Coreia do Norte. 
Como todos nós sabemos a Coreia do Norte vive fechada num totalitarismo que faz com que certas informações não passem para o exterior, e outras para o seu interior (informações que cheguem à população). A minha curiosidade em relação ao livro nasceu da minha vontade enorme de saber o que se passa dentro deste país: como são as pessoas? como são as cidades? quais as implicações de existência de um grande líder? o que leva uma pessoa que vive num mundo "livre" a querer presenciar a "prisão" e "solidão" de outro?
José Luís Peixoto visitou a Coreia do Norte em Abril de 2012, e assistiu às celebrações do centenário do nascimento de Kim Il-sung, na capital do país, Pyongyang. Seguiu viagem com um grupo organizado, orientado por dois guias, do qual faziam parte pessoas de diferentes países, sendo ele o único português. Sem telemóvel, sem passaporte e com instruções claras de como deviam ser tiradas fotografias a representações dos líderes, ou ao que podiam ser tiradas fotografias, o autor faz-nos viajar com ele, pelo desconhecido da Coreia do Norte.
Uma viagem marcada pela passagem por locais por onde não passavam visitantes estrangeiros à mais de seis décadas, e uma estranha sensação ao visitar uma  livraria de Línguas Estrangeiras onde afirma que a maior parte dos livros à venda não passavam de obras completas dos grandes líderes, traduzidas nas mais diversas línguas. 


"Eu estava sozinho entre essas pessoas. Sentia os gritos das crianças, em coro, a atravessarem-me. Eu estava na Coreia do Norte. Muitas vezes, ao longo de todos os dias dessa viagem, esta verdade acertava-me com força: 
Estou na Coreia do Norte."
José Luís Peixoto, Dentro do Segredo - Uma viagem na Coreia do Norte

Ao lermos este livro, visitamos museus, monumentos, andamos nas estradas menos confortáveis durante horas, mas chegamos ao fim de todas estas viagens e aventuras que enfrentamos e percebemos porque valem a pena. 
Talvez como estudante de História que fui, este livro me tenha levantado tantas questões que apesar de nos parecerem por vezes longínquas, são reais nos dias de hoje. Algo que apesar de longe, faz parte do nosso Mundo. Elucidou-me igualmente para a força de vontade de alguém que se propôs a ir à Coreia do Norte, e foi! Alguém que dedicou duas semanas na sua liberdade, ao isolamento.
José Luís Peixoto relembra-nos que não devemos rejeitar algo ou alguma coisa, por simplesmente não percebermos e não entendemos a sua razão de ser, mas que o mais útil é querer vê-lo, sendo este meio caminho para talvez o percebermos.
Para quem se interessa pela questão norte-coreana ou para os mais curiosos, um livro que sem dúvida merece uma leitura!

"(...) Mas ali, ao meu lado, na escuridão total, ninguém baixava a voz ou o olhar quando me via, a minha presença não era sentida. Durante aqueles minutos, fui norte-coreano."
José Luís Peixoto, Dentro do Segredo - Uma viagem na Coreia do Norte

You Might Also Like

0 comentários